Luto na música

Preta Gil morre aos 50 anos após luta contra câncer

Cantora, atriz e empresária batalhava desde 2023 contra câncer colorretal e tratava com terapias experimentais nos EUA

 

A cantora, empresária, atriz e apresentadora Preta Maria Gadelha Gil Moreira, filha do renomado músico Gilberto Gil, faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos. Ela lutava desde janeiro de 2023 contra um câncer colorretal avançado e buscava tratamentos experimentais fora do Brasil.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Preta Gil (@pretagil)


Preta Gil foi diagnosticada em 2023 e, após passar por radioterapia, quimioterapia e cirurgias, transferiu-se para os EUA em busca de terapias inovadoras. Segundo a coluna Metrópoles, sua saúde piorou na última semana, levando à decisão de dar continuidade ao tratamento nos EUA.

Trajetória de vida e legado

Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta sempre utilizou sua visibilidade para combater o racismo, a gordofobia e a LGBTQIA+fobia. Desde criança envolvida na cultura e na música, filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta construiu uma carreira multifacetada.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Preta Gil (@pretagil)


Em 2003, lançou seu primeiro álbum, Prêt-à Porter, abrindo caminho para uma produção que transitou por axé, samba, pop e funk. Além de cantora, atuou como atriz em novelas, programas de TV como Ensaio do Gigante e The Voice Brasil, além de apresentar o próprio bloco de Carnaval, o Bloco da Preta, que arrastava multidões pelas ruas do Rio. 

Compartilhar

Tags