Nesta terça-feira, 18, Estados Unidos e Rússia realizaram uma reunião para tratar sobre a guerra na Ucrânia e na Arábia Saudita. A conversa entre os dois países foi invalidada pelo presidente da Ucrânia Zelensky.
Segundo o Departamento de Estado americano, na conversa, os dois países entraram em acordo para formar equipes para tratar do fim da guerra.
A realização da reunião foi a primeira oficial em busca do fim do conflito, desenvolvida em poucos dias após o contato entre Trump e Putin. O contato entre os presidentes teve como foco negociar o fim imediato da guerra.
Com duração de quatro horas, a conversa é um marco na história, tendo em vista que a Rússia é isolada politicamente dos EUA, pelo governo anterior, após a invasão em 2022.
Restauração
Outro objetivo da reunião foi a retomada das relações bilaterais entre Rússia e EUA, e uma futura preparação de um encontro entre Trump e Putin, afirmou o Kremlin.
Ucrânia
Na segunda-feira, o presidente Zelensky disse que não irá aceitar nenhuma proposta ou conversas vindas dessas negociais.
Durante a próxima quarta-feira, 19, o presidente da Ucrânia vai até a Arábia Saudita para realizar a agenda, que já havia sido organizada antes do anunciado do encontro entre Rússia e EUA.
Com informações do G1.