A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na manhã desta segunda-feira (12), a contratação de Carlo Ancelotti como o novo técnico da Seleção Brasileira. O treinador italiano de 65 anos, multicampeão por clubes europeus, deixa o Real Madrid para assumir o comando da Amarelinha até o fim da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Ancelotti chega para ocupar a vaga deixada por Dorival Júnior, demitido em março após uma campanha irregular nas eliminatórias, e bem a tempo de comandar o Brasil na próxima data FIFA, com jogos contra Equador (05/06) e Paraguai (10/06), pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Atualmente, a Seleção Brasileira ocupa a quarta posição com 21 pontos, sendo dois a menos que os equatorianos que são vice-líderes.
Em nota, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou: “Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”.
Antes de desembarcar no Brasil, Ancelotti fará sua despedida oficial do Real Madrid no dia 24 de maio, em partida contra a Real Sociedad no Santiago Bernabéu. O treinador ainda tinha contrato com o clube merengue até junho de 2026, mas houve um acordo para a rescisão antecipada. No comando do Real, foram 350 partidas, encerradas neste domingo com uma derrota por 4 a 3 para o Barcelona no clássico espanhol. E a tendência é que Xabi Alonso, que anunciou a saída do Bayer Leverkusen, assuma o comando do time de Madrid já no Super Mundial de Clubes.
O novo treinador da Seleção Brasileira se reunirá nos próximos dias com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista de convocados para os jogos contra Equador e Paraguai. A estreia de Ancelotti será no dia 5 de junho, fora de casa contra o Equador. Em seguida, a Seleção volta ao Brasil para enfrentar o Paraguai no dia 10 de junho, às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo.