Aumento de taxas

Trump assina decreto e impõe tarifas de 25% sobre aço e alumínio

Medida entra em vigor em 4 de março e afeta todas as importações dos metais para os EUA

 

Na última segunda-feira, 10, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou o decreto que coloca tarifas em importações de aço e alumínio de 25% para o país. As tarifas devem iniciar em 4 de março no país.

O decreto alcançou a siderúrgica de vários países, como, por exemplo, o Brasil. A assinatura da medida é uma das promessas de campanha anunciadas por Trump em 2024.

Taxar os produtos oriundos de outros países tem o intuito de fortalecer e priorizar a indústria local. O presidente destaca que as empresas podem instalar filiais nos EUA, trazendo a produção para o país e tendo tarifas zeradas.

Além de taxar o aço e o alumínio, Trump ainda quer colocar tarifas sobre outros países que produzem carros, chips, semicondutores e fármacos.

Vale destacar que a assinatura do decreto foi revelada no último domingo, 9, em entrevista do executivo, antes de chegar à final do Super Bowl, evento qual o presidente participou.

Segundo o G1, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço aos EUA, em 2024. Já em 2023, o país norte-americano comprou cerca de 28% de todas as exportações de ferro fundido do Brasil.

Compartilhar

Tags