Lula parabeniza primeiro-ministro canadense e fala em acordo comercial entre Mercosul e Canadá

Mark Carney segue no cargo após vitória dos liberais

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta terça-feira, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, pela vitória de seu Partido Liberal e demonstrou interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá. “Vamos trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e de nossas democracias. Queremos aprofundar nossa cooperação em áreas de interesse mútuo, como a promoção e a proteção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima”, acrescentou Lula. O Canadá é o país que mais recebe estudantes brasileiros no exterior.

A vitória de Carney tem sido considerada uma reviravolta política, já que o Partido Conservador, liderado por Pierre Poilievre — cuja campanha teve foco em “consertar um país quebrado pelos liberais” — chegou a liderar as pesquisas com até 20 pontos de vantagem. No entanto, após ameaças feitas por Donald Trump envolvendo tarifas e intenções de anexação, cresceu o sentimento nacionalista no Canadá, o que acabou beneficiando o Partido Liberal. Esse cenário também se refletiu em um boicote popular ao consumo de produtos americanos e no cancelamento de viagens aos Estados Unidos.

“São dias sombrios, provocados por um país no qual já não podemos confiar”, declarou Carney em março, ao ser eleito líder do Partido Liberal. O Canadá possui imensas reservas de terras raras, ouro, petróleo, carvão e madeira — recursos altamente valorizados por Trump. Em seu discurso, Carney afirmou que os americanos desejam seus recursos, sua água, sua terra e seu país, e que “se tivessem sucesso, destruiriam nosso modo de vida”. “O Canadá nunca será parte dos Estados Unidos, de forma alguma”, sentenciou.

Apesar de permanecer no governo, o partido de Carney não conquistou as 172 cadeiras necessárias para garantir maioria na Câmara dos Comuns. Com uma bancada minoritária, precisará firmar alianças com outros partidos para seguir no poder. Segundo a agência Reuters, governos minoritários no Canadá geralmente têm duração inferior a dois anos e meio.

Compartilhar

Tags