INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o Ministério da Previdência Social

Carlos Lupi perde o comando da Previdência após Operação Sem Desconto

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Wolney Queiroz como novo ministro da Previdência Social. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira, 2, após o pedido de demissão de Carlos Lupi, que deixou o cargo em meio às investigações da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal. A operação apura um esquema de descontos indevidos de contribuições de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. 

Wolney Queiroz assume a pasta em um momento de crise institucional no INSS, com a missão de coordenar as ações de apuração das irregularidades e garantir a continuidade administrativa da Previdência. 

Saiba quem é Wolney Queiroz 

Ex-deputado federal por Pernambuco, Wolney Queiroz, de 52 anos, é filiado ao PDT. Antes de ser nomeado ministro, ocupava o cargo de secretário-executivo da própria Previdência Social, posição que o colocou como o segundo na hierarquia do ministério. 

Com forte atuação política em seu estado natal e experiência legislativa, Queiroz chega ao comando da pasta para tentar estabilizar o cenário institucional e manter o alinhamento político da legenda com o governo federal. 

“Uma honra ser empossado pelo presidente Lula como novo Ministro da Previdência Social do Brasil. Que Deus nos abençoe nessa missão”, escreveu o novo chefe da pasta em publicação no Instagram. 

Lula também fez publicação sobre a posse: “Assinei agora há pouco a nomeação e posse do novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em encontro com a participação da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann”. 

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), anunciou sua demissão nesta sexta-feira, 2, após sua gestão enfrentar uma crise gerada por investigações que revelaram um esquema de fraudes e desvios envolvendo aposentadorias e pensões do INSS. 

 

Compartilhar

Tags