Promessa Espanhola

Lamine Yamal: joia de 17 anos em ascensão que foi comparada com Pelé, Messi e Neymar

Jovem do Barcelona vem sendo capa de jornais semanalmente

 

O Barcelona sempre foi reconhecido pelas suas joias da base, a famosa “La Masia”, com nomes como Messi, Iniesta, Xavi, Busquets e Piqué, até hoje o time Catalão mantém o status de formador de grandes atletas. Hoje em seu time titular possuem pelo menos 3 jovens da base, tendo como destaque: Lamine Yamal. 

Com apenas 17 anos, Yamal já possui 100 jogos pelo Barcelona que foram completados no jogo desta quarta feira (30) contra a Internazionale válido pela semifinal da Liga dos campeões. O jovem espanhol tem sido uma das principais peças do elenco de Hansi Flick, que tem como característica um jogo agressivo e consistente. Além de Yamal em seu time titular, o treinador conta com outras joias da base, tendo como destaque: Pedri, Gavi, Pau Cubarsi que garantiu a titularidade também com apenas 17 anos e Dani Olmo, que apesar de ter vindo do Leipzig da Alemanha, o jogador teve o time Catalão como clube formador. 

Na temporada, a joia espanhola já acumula números impressionantes, com 15 gols e 24 assistências, consolidando-se como uma das maiores revelações do futebol mundial. Mesmo com 17 anos, Lamine Yamal tem demonstrado maturidade, visão de jogo e habilidade acima da média, impressionando não apenas os torcedores do Barcelona, mas também torcedores de outros times ao redor do mundo. Sua influência nas partidas cresce cada vez mais, e ele se tornou peça fundamental no esquema do time, mesmo atuando entre jogadores muito mais experientes. Para muitos, Yamal já é melhor do que grandes lendas do futebol mundial eram aos 17 anos. A imprensa espanhola, além de veículos europeus e brasileiros, já destacaram que o jovem do Barcelona apresentou mais futebol do que nomes como Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo quando tinham a mesma idade.

É importante destacar que essas comparações não envolvem as carreiras completas desses craques, mas sim o desempenho específico aos 17 anos. Nesse recorte geracional, Lamine Yamal tem surpreendido pela maturidade, regularidade e impacto dentro de campo, superando, em produção e influência, aquilo que outras estrelas consagradas haviam mostrado na mesma fase da vida. Alguns veículos da imprensa europeia chegaram a colocar Lamine Yamal na mesma prateleira ou até acima de Pelé, o que gerou revolta entre muitos brasileiros. Diante da repercussão, o jornalista e comentarista Mauro Beting destacou o talento da joia do Barcelona, afirmando que é o melhor jogador que viu atuar com 17 anos desde Pelé.

Ao mesmo tempo, fez questão de enaltecer a lenda brasileira, reforçando que ninguém foi melhor do que o Rei do Futebol. Caso o Barcelona conquiste a Liga dos Campeões, Lamine Yamal pode se tornar o jogador mais jovem da história a levantar o troféu. Com uma temporada impressionante, o jovem espanhol também vem sendo cotado como candidato à Bola de Ouro. Se vencer, além de coroar um ano mágico, ele ainda quebraria mais um recorde ao se tornar o atleta mais jovem a conquistar o prêmio. Atual detentor do recorde, é Ronaldo que ganhou o prêmio com 21 anos.

Compartilhar

Tags