Na manhã deste domingo (11), Barcelona e Real Madrid protagonizaram um jogo espetacular, marcado por uma virada relâmpago do clube catalão, hat-trick de Mbappé e um show à parte da dupla Raphinha e Yamal. Com a vitória, Barcelona chega aos 82 pontos contra 75 do Real Madrid, e depende apenas de si, para conquistar o Campeonato Espanhol pela 28ª vez.
Já na liderança da La Liga, o Barcelona entrou em campo pressionado pela importância do clássico. Após eliminação dolorosa na Champions, a vitória era crucial para se afastar ainda mais do Real Madrid — e com os três pontos, o clube catalão abriu sete de vantagem, consolidando o favoritismo na briga pelo título.
Do outro lado, o Real Madrid também entrou em campo sob forte pressão. Nos três confrontos anteriores da temporada, os merengues haviam sido derrotados pelo Barcelona — incluindo duas goleadas marcantes e a final da Supercopa da Espanha, que terminou com título para o rival catalão. Além do peso emocional desses resultados, a equipe comandada por Carlo Ancelotti precisava vencer para diminuir a distância na tabela e seguir viva na briga pelo título de La Liga.
Primeiro tempo emocionante
O primeiro tempo do clássico entre Barcelona e Real Madrid foi um verdadeiro espetáculo de emoções, reviravoltas e protagonismo de grandes nomes. Jogando no Estadi Olímpic Lluís Companys, o Real Madrid começou com intensidade máxima e abriu o placar logo aos 3 minutos com Kylian Mbappé convertendo o pênalti sofrido por ele mesmo, após ser derrubado pelo goleiro Szczęsny. Aos 14, o francês voltou a brilhar. Vinícius Júnior recebeu no meio-campo, conduziu em velocidade e achou Mbappé livre na entrada da área. O camisa 9 finalizou com categoria, ampliando para 2 a 0 os merengues.
Apesar do início fulminante do Real, o Barcelona reagiu com intensidade e técnica. Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio de Pedri no primeiro pau, Ferran Torres desviou de cabeça para dentro da área e Éric Garcia, também de cabeça, completou para o fundo da rede. Aos 32, Lamine Yamal empatou a partida com um belo chute colocado, após passe de Ferran Torres. A virada veio dois minutos depois, aos 34, após roubada de bola no meio campo, Ferran serviu Raphinha que bateu cruzado e marcou para o clube catalão.
Ainda antes do intervalo, aos 45 minutos, Raphinha voltou a ser decisivo ao iniciar e concluir a jogada do quarto gol do Barcelona. Após vacilo de Lucas Vázquez na entrada da área, o brasileiro roubou a bola e rapidamente tocou para Ferran Torres, que devolveu o passe. Raphinha, então, completou a jogada com o gol, finalizando de quase dentro da pequena área. Foi seu segundo gol na partida e a terceira assistência de Ferran, que teve atuação fundamental no primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo foi bem menos movimentado do que a etapa inicial, mas ainda reservou lances de perigo e um novo capítulo no show particular de Mbappé. Aos 70 minutos, Luka Modric interceptou um passe no meio-campo e rapidamente acionou Vinícius Júnior em velocidade. O brasileiro arrancou em direção à área e rolou para o lado, onde Mbappé apareceu livre para finalizar praticamente sem goleiro, marcando seu terceiro gol na partida e deixando o placar em 4 a 3. Apesar do ritmo mais contido, ambas as equipes criaram boas oportunidades, e o jogo seguiu equilibrado até os minutos finais.
Nos acréscimos, o Barcelona ainda chegou a balançar as redes novamente com Fermín López. No entanto, o gol foi anulado após revisão do VAR, que identificou um toque de mão do jogador espanhol. O resultado final, 4 a 3 para o Barcelona, refletiu a intensidade e o talento presentes em mais um Clásico memorável. Com a vitória, o Barcelona chega a 4 triunfos sobre o Real Madrid só nessa temporada. A derrota, no entanto, representou um novo golpe na temporada do time madridista e reforçou o momento superior vivido pelos catalães.