Açaí em foco

Caroço de açaí vira fonte de energia renovável no estado do Pará

A empresa Solar Coca-Cola, vertente da empresa no Brasil, é a responsável pelo projeto

 

A empresa Solar Coca-Cola, que está entre as 15 fabricantes do Sistema Coca-Cola no mundo, vem transformando o caroço do açaí, antes descartado, em uma nova fonte de energia renovável. Presente em quatro unidades no território amazônico, a iniciativa empresarial transforma o descarte do açaí em biomassa para ser utilizado nas caldeiras das fábricas de Belém. O projeto foi implementado pela primeira vez no ano de 2020 e já converteu cerca de 10 mil toneladas de insumo desde então. 

A medida sustentável se destaca por ser uma alternativa energética limpa e barata, além de contribuir para a redução do lixo urbano na Região Metropolitana de Belém. No ano de 2024, mais de dois milhões de quilogramas de caroço de açaí foram reaproveitadas como matéria-prima pela companhia. Além disso, a empresa Solar Coca-Cola, desde 2021, adquire a matéria-prima do projeto de fornecedores locais no Pará, gerando uma nova fonte de renda aos produtores de açaí, sendo responsável por impulsionar a economia local.

O diretor regional da companhia, Luciano de Oliveira Gomes, destaca as qualidades do projeto para a comunidade local de Belém e região. 

“Temos visto durante esses quatro anos de projeto o impulsionamento real da economia local, a geração de emprego e fomento à renda para diversas comunidades da região. Em 2023, ele foi reconhecido e recebeu um prêmio nacional destacando o compromisso da Solar com práticas ambientais exemplares e o fortalecimento da bioeconomia no Pará.”

Com duas unidades da fábrica no estado, a companhia Solar-Coca Cola gera cerca de 1.300 empregos diretos na região. As unidades paraenses se destacam por seu avanço na pauta de sustentabilidade, com pioneirismo em certificações ambientais, como a Lixo Zero, AWS (Gestão Hídrica) e ISO 50001 (Gestão Energética). Além disso, no ano de 2024, a empresa fundou no Pará o seu projeto de reciclagem e economia circular, o Recicla Solar. Dessa forma, a empresa se destaca como uma força expoente no ramo da sustentabilidade para a Região Amazônica, responsável pela criação de projetos que unem a preservação do meio ambiente e o apoio à economia local.

Compartilhar

Tags