Círio de Nazaré 2025

Fuzileiros Navais realizam último treinamento de segurança antes do Círio de Nazaré

Exercício do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas reforçou protocolos de proteção da Berlinda e simulou ações para garantir a segurança dos fiéis

 

Na manhã de terça-feira (7), o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou o último treinamento antes do início do Círio de Nazaré 2025. A atividade marcou o encerramento da fase de preparação da tropa que será responsável por parte do esquema de segurança de uma das maiores manifestações religiosas do Brasil.

O exercício teve como foco testar e aprimorar o plano de proteção da Berlinda, estrutura que transporta a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão. Durante o treinamento, os militares também demonstraram as táticas e os dispositivos que serão utilizados no domingo (12), quando ocorre o Círio Terrestre.

Segundo o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) David Teixeira Antunes, comandante do 2ºBtlOpRib, o momento representa a conclusão de uma série de preparações.
“O Círio é uma celebração marcada pela fé, mas também exige preparo técnico e resistência dos nossos militares. Estaremos presentes formando o cordão de isolamento da Berlinda ao longo de quase quatro quilômetros. Esse treinamento é resultado de um trabalho conjunto e intenso, que une técnica e devoção”, explicou.

A simulação contou com formações táticas, demonstrações de procedimentos operacionais e o posicionamento das equipes que atuarão durante a romaria. No exercício, a Berlinda foi representada por uma viatura blindada sobre rodas. Também foram executadas manobras em área controlada, reforçando o preparo dos Fuzileiros Navais para garantir a segurança dos fiéis em todo o trajeto.

Com informações: Agência Marinha de Notícias

Compartilhar

Tags