Melhorias na saúde pública

Parceria com rede privada de saúde busca diminuir tempo de espera no SUS

Padilha afirma que pretende realizar as mudanças ainda esse ano

 

O Ministério da Saúde irá estabelecer novas medidas e realizar parcerias com a rede privada para garantir atendimento especializado em menos tempo. Alexandre Padilha, atual ministro da Saúde, alegou que esse novo modelo de gestão é essencial, principalmente para o diagnóstico e tratamento de câncer.

“Para a gente dar conta de garantir o tempo adequado ao atendimento, por exemplo, da situação do câncer, que nós temos 30 dias para garantir o diagnóstico e 60 dias para iniciar o tratamento, só será possível fazermos isso se ampliarmos as parcerias com o setor privado”, disse Padilha, em conversa com a imprensa no Palácio do Planalto.

Em reunião nesta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro compartilhou o objetivo de realizar as mudanças ainda esse ano. O presidente deu seu aval para as pastas de Saúde e Casa Civil conversarem com os ministérios necessários para poder trabalhar com o setor privado e começar as alterações.

Além disso, Padilha ratificou a capacidade do sistema privado que pode ser compartilhada. Um estudo feito pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) será divulgado hoje (30) pelo Ministério da Saúde, que apresenta uma grande concentração de médicos especialistas atuando nas áreas privadas de saúde.

Segundo o ministro, a programação já está se movendo mais rápido, já havendo distribuição de equipamentos de radioterapia por todo o país, por exemplo. O governo também já está em tratativa com o hospital A.C.Camargo, referência em oncologia na cidade de São Paulo, para dar suporte nos diagnósticos de câncer para pacientes do SUS.

Com informações Agência Brasil 

Compartilhar

Tags