GRAVE

Hamas ameaça Israel e alerta que reféns podem não sobreviver a resgates forçados

Grupo militante palestino responsabiliza ataques israelenses por risco à vida de prisioneiros em Gaza

 

O Hamas alertou nesta quarta-feira , 26, que qualquer tentativa de Israel de resgatar à força os reféns mantidos na Faixa de Gaza pode resultar em suas mortes. O grupo afirmou, em comunicado, que "faz todo o possível para garantir a sobrevivência dos prisioneiros", mas que os "bombardeios indiscriminados" de Israel colocam suas vidas em risco.

A declaração ocorre em meio à retomada dos ataques aéreos e operações terrestres israelenses na Faixa de Gaza, intensificados na última semana após um período de relativa trégua. O Hamas ressaltou que, sempre que Israel tenta libertar reféns à força, "acaba trazendo-os de volta em caixões".

Desde o reinício da ofensiva israelense, pelo menos 830 palestinos perderam a vida, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. A guerra se intensificou após o ataque do Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.218 pessoas, a maioria civis. Em resposta, Israel lançou uma série de ataques aéreos e terrestres, que já deixaram mais de 50.000 mortos em Gaza, segundo a ONU.

Com o impasse entre as partes e sem sinais concretos de um novo cessar-fogo, a comunidade internacional segue pressionando por negociações que possam frear a escalada de violência e evitar mais vítimas no conflito.

Compartilhar

Tags