Internacional

Governo da Espanha decreta estado de emergência após apagão

Falha elétrica atinge vários países na Europa

 

O Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência nesta segunda-feira (28), após um apagão que atingiu grande parte da Peninsula Ibérica.

O Blecaute ocorreu e, junto com ele, uma série de consequências atingiu a Espanha, como também Portugal, França e Finlândia. Atividades do dia a dia foram interrompidas, o transporte ferroviário parou, o que afetou o deslocamento de muitas pessoas, empresas fecharam temporariamente e os serviços de emergência precisaram utilizar geradores para continuar funcionando.
Além disso, não era possível fazer chamadas e muitas pessoas ficaram sem sinal, o que gerou ainda mais preocupação. Porém algumas pessoas que conseguiram conexão com a internet publicaram sobre a situação. Veja a seguir:


A REN (Redes Energéticas Nacionais), responsável pela transmissão elétrica em Portugal, informou que o apagão foi causado por uma falha elétrica na Espanha, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. A empresa explicou qu trata da chamada 'vibração atmosférica induzida', provocada por oscilações na linha de tensão devido às altas temperaturas no interior da Espanha.

Todavia, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou em coletiva de imprensa que ainda falta informações conclusivas sobre a causa do apagão, porém o governo espanhol vai investigar a fundo esta questão e implementará as reformas e medidas necessárias para garantir que isso não aconteça novamente.

"O que aconteceu ontem não pode acontecer novamente"

Compartilhar

Tags