O Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência nesta segunda-feira (28), após um apagão que atingiu grande parte da Peninsula Ibérica.
O Blecaute ocorreu e, junto com ele, uma série de consequências atingiu a Espanha, como também Portugal, França e Finlândia. Atividades do dia a dia foram interrompidas, o transporte ferroviário parou, o que afetou o deslocamento de muitas pessoas, empresas fecharam temporariamente e os serviços de emergência precisaram utilizar geradores para continuar funcionando.
Além disso, não era possível fazer chamadas e muitas pessoas ficaram sem sinal, o que gerou ainda mais preocupação. Porém algumas pessoas que conseguiram conexão com a internet publicaram sobre a situação. Veja a seguir:
gente simplesmente não tem energia em nenhum lugar de espanha e portugal o meto parou ta um caos aqui na Z2 até dados móveis do celular parou só voltou agora pic.twitter.com/IlGZeeE2HP
— mari (@lilavonsuirs) April 28, 2025
Caos elétrico em Portugal e Espanha. Já anoiteceu aqui, mas a eletricidade ainda não retornou a Lisboa e só agora a Internet voltou, mas com instabilidade. Praticamente 12 horas de apagão completo em toda a Península Ibérica.
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) April 28, 2025
A população sem saber o que estava a acontecer durante horas. Do nada um apagão! Sem metrôs, sem comunicação, supermercados fechados.
A sensação foi de abandono por parte do governo.
É óbvio que haveria caos nos únicos supermercados com geradores. #apagao
Depois do tal kit...
— Chelly 🇳🇱 (@ChellyNederland) April 29, 2025
A REN (Redes Energéticas Nacionais), responsável pela transmissão elétrica em Portugal, informou que o apagão foi causado por uma falha elétrica na Espanha, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. A empresa explicou qu trata da chamada 'vibração atmosférica induzida', provocada por oscilações na linha de tensão devido às altas temperaturas no interior da Espanha.
Todavia, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou em coletiva de imprensa que ainda falta informações conclusivas sobre a causa do apagão, porém o governo espanhol vai investigar a fundo esta questão e implementará as reformas e medidas necessárias para garantir que isso não aconteça novamente.
"O que aconteceu ontem não pode acontecer novamente"