Após a vitória sobre a equipe do São Raimundo na última quarta-feira, 20, a equipe do Paysandu chegou a sua nona participação na final da Copa Verde. Segundo os dados do O Liberal, a equipe paraense tem 75% de aproveitamento no campeonato dentro da sua casa.
Cuiabá, Manaus e Goiás foram as únicas equipes que venceram o Lobo em casa. As vitórias aconteceram em anos diferentes, e todas com até dois gols de diferença. O Paysandu também marcou 80 gols e sofreu 20 em toda a competição.
O fator casa foi fundamental durante as participações do time bicolor no campeonato. A primeira taça que o Paysandu conquistou foi em 2016, após vitória sobre a equipe do Gama, em Belém, por 2 a 0.
Segundo O Liberal, as equipes paraenses e goianas vêm realizando as finais durante cinco anos, mas a paraense leva vantagem, como, por exemplo, a conquista da taça pelo clube do Remo, após empate fora de casa, e vitória, nos pênaltis, no Baenão.
Em 2023, o Goiás foi o grande campeão, em cima do próprio Paysandu, com vitória nos dois confrontos. A partida foi realizada em Belém, onde a equipe goiana venceu por dois a zero. No jogo de volta, o Verdão também venceu, por dois a um, se sagrando campeão da competição.
Neste ano, o confronto se repete, reeditando a final de 2023. O primeiro jogo da final será realizado no dia 9 de abril, em Belém. O jogo de volta será no dia 23, também de abril.
Com informações do O Liberal.