Luto na música

Morre aos 84 anos Nana Caymmi

Cantora filha de Dorival Caymmi estava internada desde julho de 2024 para tratar uma arritmia cardíaca

 

Morreu na tarde da última quinta (1 de maio) Nana Caymmi, cantora e filha de Dorival Caymmi. Nana estava internada na Casa da Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro, desde julho de 2024, em decorrência de uma arritmia cardíaca que vinha sendo tratada desde então. 

Conforme as informações divulgadas pelo hospital onde estava internada, Nana sofreu uma “disfunção múltipla de órgãos”.

"A Casa de Saúde São José confirma o falecimento da cantora Nana Caymmi no início da noite, às 19h10, desta quinta-feira, 1 de maio de 2025, aos 84 anos. A paciente estava internada na unidade desde julho de 2024 e faleceu em decorrência da disfunção de múltiplos órgãos. A instituição se solidariza com os parentes, amigos e fãs da grande artista brasileira".

A notícia foi divulgada por seu irmão, o músico Danilo Caymmi em sua rede social. 

“É com muito pesar que eu comunico o falecimento da minha irmã, Nana Caymmi, e estamos, lógico, na família, todos muito chocados e tristes, mas ela também passou nove meses sofrendo de sofrimento em um hospital, UTI, um processo muito doloroso, de várias comorbidades, enfim, o Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que o país já viu, de sentimento, de tudo”, lamentou. 



Filha dos músicos Dorival Caymmi e Stella Maris, Dinahir Tostes Caymmi a Nana, nasceu em 1941, no Rio de Janeiro. Estreou na música em 1960, quando gravou para um disco de seu pai a faixa “Acalento” escrita por Dorival em sua homenagem. Ainda nos anos 60, em 1966, Nana venceu o Festival Internacional da Canção com a canção escrita por seu irmão Dori Caymmi e Nelson Motta, “Saveiros”. 

Ao longo de sua carreira, Nana interpretou músicas de grandes nomes, como Tom Jobim, Milton Nascimento e Vinícius de Moraes. Suas músicas embalaram a trilha sonora de diversas produções cinematográficas, como a minissérie global “Hilda Furacão” que tinha como tema de abertura a música “Resposta ao tempo”, música que levava o nome do álbum que garantiu a Nana um Disco de Ouro. Em 2019, Nana foi indicada ao Grammy Latino nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

A morte de Nana foi lamentada por diversos artistas, entre eles seu ex-marido Gilberto Gil (1967-1969), “Descanse em paz, querida Nana Caymmi. Por aqui ficam as lembranças dos momentos vividos juntos, sempre com muita intensidade e alegria.” 

Compartilhar

Tags