O Met Gala, um dos principais eventos no mundo da moda, é mais do que apenas um tapete vermelho: é um ato de celebração à arte e ao manifesto da memória.
A celebração é organizada anualmente, na primeira segunda-feira de maio, pelo Costume Institute do Museu de Arte Metropolitana de Nova York, sendo uma das principais fontes de arrecadação para o departamento de moda do museu. Dessa forma, o evento acontece hoje, 5 de maio, com transmissão ao vivo prevista para às 19h no horário de Brasília
O tema da edição de 2025, responsável por determinar o código de vestimenta do evento, Alfaiataria do Estilo Negro (Superfine: Tailoring Black Style) destaca a identidade, o estilo e a resistência da comunidade negra no cenário da moda.
Inspirado no livro da autora e pesquisadora Monica L. Miller “Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity (Escravos da Moda: Dandismo Negro e a Construção da Identidade da Diáspora Negra)”, a exposição desse ano denota o estilo dândi como uma ferramenta de expressão ao longo da história da diáspora africana.
O objetivo do tema é destacar a cultura da moda masculina negra, explorando o dandismo desde o século XVII até os dias atuais. A mostra ressalta a necessidade de se repensar o ato de se vestir como uma forma de afirmação da identidade negra em um contexto marcado pela luta pela emancipação desses indivíduos.
A curadoria da mostra, formada pela autora e comandada por Andrew Bolton, constrói um diálogo sobre a apropriação cultural do estilo dândi e o seu apagamento histórico, buscando a revalorização das narrativas negras no universo da alta costura. Dessa forma, o tapete vermelho mais famoso do mundo se transforma em um palco carregado de discursos imponentes e de críticas sociais.
A edição de 2025 do Met Gala possui o cantor e produtor Pharrell Williams, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o ator Colman Domingo, o rapper A$AP Rocky e a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour como o time de co-presidentes do evento. Além disso, os anfitriões dessa edição são figuras importantes para a cultura negra, como André 3000, Chimamanda Ngozi Adichie, Simone Biles, Spike Lee, Janelle Monáe, Usher e Regina King.
O evento será transmitido ao vivo a partir das 19h, no horário de Brasília, pelo canal oficial da Vogue na plataforma Youtube. A cobertura do tapete vermelho também será realizada pelo canal E! em seu site e no seu canal pago de assinatura.