Lady Gaga é uma das poucas artistas capazes de transformar polêmica em arte — e arte em polêmica. Conhecida por seus looks-protesto, ela já afirmou que “moda não é sobre roupa, é sobre revolução”. Um dos exemplos mais emblemáticos dessa visão é o icônico vestido de carne crua usado no VMA de 2010, um protesto contra a objetificação do corpo feminino que marcou a história da cultura pop.
Após 13 anos, Lady Gaga retorna ao Brasil para aquele que promete ser o maior show de sua carreira. Como não poderia deixar de ser, a Mother Monster aposta em mais um look icônico — desta vez, em um evento que une cultura pop, moda e sustentabilidade. O “tecido” escolhido? Sacos de lixo reciclados e recicláveis da Dover-Roll, marca reconhecida por suas soluções inovadoras e conscientes.
Manifesto ambiental
Com o slogan “Show é Recolher o Lixo”, a Dover-Roll apresenta uma performance fashionista e ecoconsciente, em que sacos de lixo reciclados e recicláveis ganham ares de alta-costura. A criação, que é a cara de Lady Gaga — exagerada, criativa e feita para causar — será exibida como parte do espetáculo.
A responsável pelo figurino é a artista plástica e estilista Ana Catalina Marchesi, que trouxe sua visão criativa e seu fascínio por materiais não convencionais para encarar esse desafio. “Sou pesquisadora de materiais e tenho muita curiosidade em experimentar novas texturas. Por isso, para mim, esse tipo de projeto é um desafio encantador: tornar possíveis delírios e fantasias, e finalmente transformar tudo em matéria para envolver e vestir o corpo”, diz Catalina. “Fico feliz de fazer parte desse projeto — agora posso dizer que #eutava com Dover-Roll.”
O desfile está marcado para as 15h, nas imediações do Copacabana Palace. Uma sósia de Lady Gaga, acompanhada por dançarinos, vai desfilar os looks criados especialmente para a ocasião. Durante a performance, o público ainda será surpreendido com a revelação de um segundo figurino.
Uma performance sustentável
Com expectativa de mais de 1,6 milhão de pessoas para o show, a Dover-Roll está prestes a fazer história. A marca vai distribuir sacos de lixo ao público, incentivando a limpeza coletiva após o evento — um gesto urgente, considerando que celebrações como o Réveillon em Copacabana chegam a gerar mais de 500 toneladas de resíduos.
O evento também contará com um game interativo sobre sustentabilidade e a distribuição de kits personalizados da Dover-Roll. Criados especialmente para a ocasião, os kits incluem ecobags, copos com alça, leques e amostras grátis dos produtos da marca.
Nas redes sociais, a campanha ganha ainda mais força com a criação da trend #trashcore, inspirada pela estética e atitude de Lady Gaga. A hashtag oficial #DoverRollEmCopa vai conectar todos os participantes da ação — tanto na praia quanto nas plataformas digitais. Para completar, influenciadores vão criar seus próprios looks com sacos Dover-Roll, usando a hashtag #eutava.
E para garantir que ninguém passe batido, um avião sobrevoará a orla com uma faixa estampando a mensagem “Show é Recolher o Lixo”, levando a mensagem da sustentabilidade aos céus de Copacabana.
Mais do que um evento, essa ação é um convite para repensar nossa relação com o lixo e o futuro que queremos construir. A Dover-Roll quer mostrar que, com criatividade, responsabilidade e uma boa dose de estilo, é possível — e necessário — fazer a diferença.
Quer ficar por dentro de tudo? Acompanhe as redes sociais da marca: @doverroll e @assamaisleve, e siga as hashtags #DoverRollEmCopa, #eutava e #trashcore.