Em entrevista recente à Them Magazine, Airyn De Niro (29), filha dos atores Robert De Niro e Toukie Smith, comentou sua transição de gênero, visibilidade trans, representatividade enquanto mulher negra e trans e sua independência enquanto filha de pais famosos após ser rotulada como Nepo Baby.
"Eu acho que grande parte da minha transição é também por conta das mulheres negras que tive na minha vida. Acho que se aprofundar nessa nova identidade me torna mais orgulhosa em relação à minha negritude, me faz sentir que estou perto delas de alguma maneira", declarou Airyn
Nascida em 1995, Airyn, diferente de seus pais famosos, sempre manteve sua vida longe dos holofotes, mas recentemente teve seu nome e pronomes usados de forma pejorativa e incorreta ao ser descrita como “Nepo Baby” -termo usado quando filhos de famosos seguem carreira artística se beneficiando da influência dos pais- em matérias sensacionalistas que utilizaram suas fotos sem permissão.
Durante a entrevista, Ayrin comentou sobre a exposição que recebeu contra sua vontade.
"Além de divulgarem informações erradas sobre mim, elas(as matérias) só reforçaram algo que já sei: as pessoas não sabem absolutamente nada sobre quem eu sou”.
A jovem ainda falou sobre sua relação com o pai Robert De Niro, ator consagrado em Hollywood conhecido por filmes como "O poderoso chefão", "Táxi Driver", "O Franco-atirador", "Entrando numa fria" entre outros grandes sucessos. Airyn descreveu o pai como alguém tranquilo, que nunca fez questão de que seus filhos trilhassem o mesmo caminho do pai.
"Eu não fui criada fazendo um papel secundário em um dos filmes do meu pai, nem indo a reuniões de negócios ou aos red carpets. Meu pai era muito fã de encontrarmos nosso próprio caminho. Obviamente, nenhum pai é perfeito, mas sou grata por meus pais terem concordado em me manter longe dos holofotes. Eles queriam que tudo fosse o mais privado possível. Eles me disseram que queriam que eu tivesse uma infância o mais normal possível", relatou a jovem.
Airyn que estuda para ser psicologa, também atua como modelo e atriz, assim como seus pais, e disse que prefere saber que seu sucesso vem através do trabalho dela e não por ser a filha de pais famosos. O anúncio da modelo, veio em um momento em que a comunidade LGBTQIA+, sobretudo a comunidade Trans, vem enfrentando um forte retrocesso nos Estados Unidos onde pessoas trans vem perdendo direitos civis, como a mudança de documentos para o gênero correto desde que o presidente assinou uma ordem que define gênero como aquele atribuído ao nascimento.
A modelo ainda comentou sobre suas inspirações femininas: “Ver essas mulheres sendo abertas e autênticas, conquistando seus espaços… Eu pensei: talvez não seja tarde para mim. Talvez eu também possa começar”.