Mobilidade urbana

Nova ponte entre Icoaraci e Outeiro promete melhorar a mobilidade urbana dos Distritos

A estrutura estaiada permite novas rotas aos moradores da Grande Belém, além de oferecer um acesso estratégico aos participantes da COP30.

 

A capital paraense deu um passo significativo na infraestrutura urbana com a inauguração da Ponte Estaiada Firmino Gouveia, ligando os distritos de Icoaraci e Outeiro sobre o Furo do Maguari. A inauguração ocorreu neste último sábado, 18 de outubro.

A estrutura, que une as duas regiões mais populosas dos Distritos, a 7ª Rua de Icoaraci com o bairro da Brasília em Outeiro, é considerada um marco de modernidade, integração e um dos principais legados da Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será em novembro deste ano, em Belém.

Com um investimento de cerca de R$ 101 milhões, a nova ponte possui 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, e já substitui a tradicional travessia fluvial de pedestres que havia nesse trecho, garantindo uma ligação segura e permanente entre esses dois importantes distritos da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Estratégia de mobilidade para a COP30

Projetada seguindo os mais modernos padrões de engenharia, a ponte estaiada terá um papel crucial na logística da COP30. Ela é a peça central do plano de mobilidade para garantir o rápido deslocamento das delegações e participantes que ficarão hospedados em navios de cruzeiro no Porto de Outeiro, que fica no bairro da Brasília.

O trajeto entre o porto e a Zona Azul (no Parque da Cidade, palco principal das negociações) será reduzido para aproximadamente 30 minutos. O transporte será realizado por ônibus oficiais da conferência, utilizando faixas exclusivas do BRT.

O Porto de Outeiro, totalmente revitalizado para receber as embarcações com capacidade para cerca de 6 mil leitos, tem a inauguração prevista para essa sexta-feira, dia 24 de outubro.

Legado e desenvolvimento regional

Apesar do considerável potencial turístico, Outeiro sofre com o descaso estrutural, principalmente na mobilidade urbana. Durante 40 anos, a única via de acesso terrestre foi a antiga ponte que liga a região industrial de Icoaraci ao bairro de Itaiteua, em Outeiro, ficando muito distante das praias e dos bairros mais populosos de ambos os distritos.

Além disso, Outeiro enfrenta um descaso no transporte coletivo. Atualmente, a ilha conta com apenas duas linhas de ônibus para cerca de 80 mil usuários. Com a chegada da nova ponte, a expectativa é que os moradores ganhem novas linhas, principalmente para acessar a região comercial de Icoaraci, um trajeto que hoje só é possível por meio de vans, que muitas vezes não são devidamente regulamentadas.

Sobretudo, levando em consideração o desenvolvimento vigente, segundo estimativas do Governo do Pará, a obra já beneficia diretamente cerca de 400 mil pessoas da Grande Belém, ao promover melhor mobilidade, acessibilidade e segurança, isso durante o período que antecede e sucede a Conferência da ONU, garantindo um verdadeiro legado para a cidade.

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